Ocupação no Itaú Cultural apresenta a Macalândia de Macalé

Entrada da Ocupação Jards Macalé. Foto Alê dos Santos

Entrada da Ocupação Jards Macalé. Foto Alê dos Santos

Jards Macalé não conseguiu atingir a fama de seus contemporâneos, Bethânia, Caetano, Gil ou Chico Buarque, mas que o conhece sabe que não é por falta de talento. Sua irreverência sempre se sobressai, mas lírica caiu nas graças de outros artistas, Jards já foi regravado por Gal Costa, Frejat, O Rappa, Maria Bethânia, Clara Nunes, entre outros nomes. Muitas dessas composições foram com o amigo Wally Salomão (1943/2003).

Com treze álbuns nas costas, Jards também foi um grande produtor, suas mãos passaram pelo disco Transa (icônico na carreira de Caê) e do álbum Le-Gal, da diva Gal Costa. Também fez trilhas sonoras para diversos colegas, Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Antônio Carlos Fontoura, etc. 

No chão do banheiro, o "Juízo Final" de Nelson Cavaquinho. Foto: Alê dos Santos

No chão do banheiro, o “Juízo Final” de Nelson Cavaquinho. Foto: Alê dos Santos

Para entender explicar como funciona a cabeça deste compositor e agitador, o Itaú Cultural (Avenida Paulista, 139), abriu a exposição Ocupação Jards Macalé, ou Macalândia. É possível ler cartas, ouvir todos os discos da carreira de Jards, ler os bilhetes deixados para a mãe (e conseguimos entender de onde essa “loucura” alegre vem), ver fotos com os amigos músicos ou não.

Apaixonado pelo Brasil e pelo submundo de Gotham City, onde reside o personagem favorito, o Batman (acredite!), na exposição, é possível entrar numa “batcaverna”; ouvir uma entrevista concedida para a EBC, em telefones públicos e cantar no chuveiro a música que está no coração de Macalé, “Juízo Final”, de Nelson do Cavaquinho.

Agora, quem foi, foi. Quem não foi não vai mais. A exposição saiu de cartaz no último dia 6.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s